Conheça melhor a Hipertensão Arterial
Voltar à lista

Perguntas Frequentes sobre HTA

O que significam os valores de pressão arterial (PA)?

A PA "máxima" ou sistólica refere-se ao valor máximo alcançado com a contração do coração (sístole). Por outro lado, a PA "mínima" ou diastólica diz respeito ao valor mínimo quando o coração a seguir se distende e relaxa (diástole). 
(ver Hipertensão Arterial: O que é?)


Quais as consequências da hipertensão arterial (HTA)?

Se não for controlada, a HTA vai danificando vários órgãos ao longo do tempo e pode ocasionar diversos problemas de saúde:

  • Problemas cardíacos tais como o enfarte do miocárdio, angina de peito e insuficiência cardíaca
  • Acidente Vascular Cerebral (AVC)
  • Insuficiência renal
  • Perda de visão
  • Disfunção eréctil
  • Doença Vascular Periférica

Se tiver HTA, deve consultar o médico antes de engravidar?


Nas mulheres que já têm HTA antes da gravidez, é importante uma vigilância atenta e seguimento em consulta especializada, com o objetivo de conseguir um bom controlo da HTA e evitar as suas complicações. Nem todos os fármacos anti-hipertensores podem ser usados com segurança nesta fase, pois podem ter efeitos nefastos para o bebé. Por isso, deve haver um ajuste desta medicação durante a gravidez. Assim, se pretende engravidar, é importante consultar previamente o seu Médico. 
(ver Hipertensão Arterial na grávida)


As crianças devem consumir a mesma quantidade de sal do adulto?

Os bebés não devem consumir alimentos com adição de sal. Relativamente às crianças, as recomendações para a ingestão de sal são muito inferiores às do adulto. É importante realçar que quanto mais precoce for a exposição da criança a elevados níveis de sódio, maior será a probabilidade de desenvolver PA elevada em idade adulta. A tabela seguinte mostra a quantidade de sal recomendada para as várias faixas etárias (adaptação do Scientific Advisory Committee on Nutrition, Salt and Health, 2003).



Próximo