Poucos conhecem o sabor amargo da guerra ou a totalidade das suas consequências. Quem já partilhou aquele caminho pedregoso, sabe que primeiro morre o silêncio no tumulto dos petardos. Depois não se dorme. Finalmente, não se come, pois à nossa volta todos têm fome…

Passado algum tempo, e na mesma medida em que o sofrimento à nossa volta abunda, verificamos que na nossa alma cresce, sem darmos conta, uma ferida que nunca vai sarar completamente. Cresce a constatação de que alguns homens são maus e capazes de infligir – impunemente – sofrimento a outros, sem aparente remorso ou contenção. É um vazio profundo, de onde nasce o verdadeiro medo…o medo, que guardamos no mais profundo do ser e não confessamos uns aos outros. É o medo da guerra…

Resta-nos para sempre, dessas memórias dolorosas, o sorriso aquele homem a quem tratámos ao melhor do nosso saber. Ou a mão estendida da criança, esfaimada, a quem entregámos a bolacha que tínhamos no bolso. Culpamo-nos por não poder fazer melhor, por não poder salvar todos…. Sofremos!

Não há justificação para fazer a guerra! Nunca haverá…

Por tudo isto, não podia a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, instituição apolítica, dedicada ao serviço público, composta por profissionais de saúde cuja missão e vocação é ajudar os outros no sofrimento, deixar de lamentar o martírio a que está sujeita a Ucrânia.

Estamos convosco!

Luís Bronze,
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Comunidade

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) é uma sociedade científica que existe para o estudo e prevenção da Hipertensão Arterial. Esta é uma entidade clínica presente em cerca de 40% dos portugueses adultos e constitui fator de risco para as principais doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral e o Enfarte do Miocárdio.

A Hipertensão Arterial é, podemos afirmar, uma pandemia, cujo contágio é cultural. Deste modo, e para quebrar aquele “contágio”, acreditamos que a SPH tem a obrigação de informar, para prevenir. É neste propósito que se enquadra a formação direta às instituições da comunidade: empresas, escolas, associações, etc. Foi assim, com grande satisfação, que esta atual direção decidiu iniciar um ciclo de formação– que se quer ver reproduzido muitas vezes – junto das comunidades, de Norte a Sul do país.

Ora, a primeira ação de formação – enquadrada neste espírito - ocorreu no passado dia 16 de dezembro, dirigida ao Colégio Campo de Flores e aos Rotários de Almada. Neste evento, forçosamente digital, dado o momento pandémico em que vivemos, houve uma apresentação padronizada, pela Dra. Vitória Cunha, Secretária-Geral da SPH e moderada pelo seu Presidente, Prof. Luís Bronze. Tratou-se, julgamos nós, de uma sessão participada e elucidativa, em que a SPH, por nós representada, se orgulha de ter participado.

O programa "Choosing Wisely" refere-se a escolhas criteriosas em medicina, suportadas pela melhor evidência e é muito abrangente.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão é parceira da Ordem dos Médicos neste projecto, cuja informação/recomendações se apresentam nos links abaixo".
STRIDE-BP is an international scientific non-profit organization with the mission of improving the accuracy of BP measurement and the diagnosis and management of hypertension.
STRIDE BP operates in affiliation with the European Society of Hypertension, the International Society of Hypertension, and the World Hypertension League

The STRIDE BP website is available in the English, Spanish, and Chinese languages and has now reached >170,000 views from >180 countries.
STRIDE BP provides to healthcare professionals the following services:
a) Lists of Accurate BP Monitors
for office, home and ambulatory BP measurement for adults, children, and pregnant women.
b) Certified BP Training
3 interactive e-learning modules for healthcare professionals dealing with office, home, and ambulatory BP measurement. An evaluation test can be taken to be awarded with a pass certificate.
DESTAQUES VER TODAS
Newsletter SPH
Caros sócios,
A SPH lançou em Dezembro 2020 a primeira newsletter, e já contamos com 6 edições. Aqui partilhamos as atividades feitas pelos representantes da SPH, algumas sugestões de artigos ou eventos de realce e ainda casos clínicos para refletirem. Aos sócios que continuam a não receber (erro de contactos, extravio para a pasta de SPAM ou outra razão), enviem email para geral@sphta.org.pt referindo que pretendem receber a newsletter e actualizem os vossos contactos de email.
Até breve,
A Direcção
HIPERTENSÃO NO “RUMO À GUINE 2021”
No dia 05.11.2021 realizou-se um Seminário de Saúde no Centro Cultural Português do Instituto Camões, da Embaixada de Portugal, na cidade de Bissau na Guiné- Bissau, sobre Hipertensão. O seminário foi transmitido live no Facebook do Instituto Camões e ainda para RTP Africa.
Download
Condecoração do Presidente da SPH
No dia 04 de outubro o Sr.Exa. o Presidente da República condecorou com a Ordem de Avis, o Presidente da SPH, em reconhecimento do seu papel no esforço que o Serviço de Saúde da Marinha prestou durante a pandemia.
A Ordem de Avis é a condecoração mais elevada que um militar pode ter em tempo de paz
Notícias VER TODAS
SPH está mais próxima da comunidade, iniciamos atividade formativa nesse sentido
Hipertensão Arterial | O que é? Como se deteta? Qual o tratamento?
Ver mais Download
2022 WHL Children´s Art Contest
The upcoming deadline for Artwork for the 2022 WHL Children's Art Program has been extended to April 15th
Ver mais Download
Curso e-Learning
Acompanhamento Farmacoterapêutico do Doente com Insuficiência Cardíaca
Agenda VER TODAS
12-16 Outubro 2022
ISH2022
Quioto - Japão
Abstract submission deadline: 29 May

All abstracts presented by those attending in person and virtually will be published in the Journal of Hypertension.

Ver mais
Informações Gerais