PLANO FORMATIVO SPH
Inscrições para geral.norte@sphta.org.pt com as seguintes informações: Nome, n.º de sócio, n.º Ordem, telefone, local de trabalho e especialidade.
REVISTA PORTUGUESA DE HIPERTENSÃO E CARDIOVASCULAR

A nossa Revista, já conta com alguns anos, sendo esta edição de maio/junho 2024 a n.° 101.

Atualmente já está indexada e sabemos que isto foi um passo importante na evolução da revista e da vertente científica da SPH.

Submeta um artigo na Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular, órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, enviado email para revphip@gmail.com

DESTAQUES
Indexação da Revista
“O Grande Salto da Revista de Hipertensão”
A nossa Revista, que já conta com alguns anos, deu um “Grande Salto” – passou a ser indexada. Esta mudança – sabemos bem – é fundamental, pela qualidade da Revista, pelo incremento potencial de interessados na publicação neste fórum, que nos representa a todos, e, especialmente, pela dignidade que a nossa SPH já merecia…
Esperamos, também, que o número de leitores aumente significativamente!
Muito está ainda por fazer, desde logo solicitar (novamente) a que se inscrevam em https://revistahipertensao.pt/...O site da Revista. O número de acessos, como se compreenderá, é muito importante…
Fundamental também, será agilizar as normas de publicação – desiderato fundamental em qualquer publicação científica e, sim, a “publicação ahead- of- print” (que permitir tempos de espera para publicação menores e uma maior atratividade para os potenciais autores) …
Tivemos ousadia de juntar o link da última revista: orgulhosamente indexada:
https://revistahipertensao.pt/index.php/rh/issue/view/14. Chamamos a atenção para o Editorial do Dr. Vitor Ramalhinho, que salienta especialmente a indexação. Sem o contínuo trabalho do Prof. Brás Nogueira, bem como o trabalho da empresa “Grande Mensagem”, não teríamos aqui chegado…
Luís Bronze, em nome da Comissão da atual Direção da SPH para apoio técnico da Revista
SPH juntos dos Cuidados de Saúde Primários
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão tem vindo a desenvolver diversas ações junto da população, tendo como objetivo o aumento da literacia em saúde. Paralelamente, surgiu a necessidade de atuar igualmente junto dos médicos, de modo a sensibilizar e facilitar a atualização nesta área. Esta conduta foi ainda reforçada pelos dados de 2020 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística que mostraram um aumento do número absoluto de óbitos por causa cardiovascular.
Download
War, hypertension and post traumatic stress disorder. A personal experience

"War, hypertension and post traumatic stress disorder. A personal experience" é o título do artigo científico da autoria do Prof. Doutor Luís Bronze, presidente da SPH, que aborda a relação entre o stress pós-traumático e a Hipertensão Arterial (HTA).

Leia o artigo na íntegra em https://bit.ly/3DiRJBI

Ver mais
Tomada de posse da nova direcção da SPH para o Biénio 2023-2025
Decorreu no passado dia 11 de março de 2023 a cerimónia de tomada de posse da nova Direção da SPH para o biénio 2023-2025, que decorreu na Delegação do Norte.
A nova Presidente, Rosa de Pinho, salientou no seu discurso a importância das medidas da Sociedade junto da comunidade, médicos e outros profissionais para aumentar a adesão terapêutica e melhorar taxas de diagnóstico e controlo.
Fazem parte da Direção Fernando Martos Gonçalves (Presidente Eleito), Heloísa Ribeiro (Secretária-Geral), Vitória Cunha (Tesoureira), Manuel Viana (Secretário Adjunto do Norte), Lima Nogueira (Secretário Adjunto do Centro) e Francisca Abecasis (Secretária Adjunta do Sul), presentes na foto acima.
Salienta-se ainda dos corpos sociais: da Assembleia Geral como Presidente Manuel de Carvalho Rodrigues, Vice-Presidente Rogério Ferreira, Secretário Vasco Varela; no Conselho Fiscal como Presidente Alípio Araújo, Vice-Presidente Madalena Barata, Secretário Luís Nogueira Silva
XXIX Congresso da Sociedade Húngara de Hipertensão (SHH)
Realizou-se entre os dias 15 e 17 de setembro, em Siófok, na Hungria, o XXIX Congresso da Sociedade Húngara de Hipertensão (SHH) que incluiu um Simpósio Luso-Húngaro.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) esteve representada nesta magnífica reunião científica pelo Prof. Dr. Luís Bronze, presidente da SPH, que falou sobre “Environmental Risk Factors For Hypertension: Do They Matter?”, pela Dr.ª Rosa de Pinho, presidente-eleita da direção da SPH, que falou sobre “What Value Does Hypertension Have In The Metabolic Syndrome”, pelo Dr. Manuel de Carvalho Rodrigues, ex-presidente da SPH, que abordou o tema “Dyslipidaemia As CVRF In 2022 - What Are The New Challenges” e, de forma remota, pelo Dr. Fernando Pinto, ex-presidente da SPH, que falou sobre “Salt and Salt Substitutes in Hypertension”.

Um momento importante de troca de experiências e conhecimentos científicos, que reforçou os laços entre a SPH e a SHH
Notícias
REGISTO NACIONAL DAS CLÍNICAS DE HIPERTENSÃO (RENACH)

Estimados colegas (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, sócios da SPH, profissionais de saúde em geral),

A existência de registos clínicos constitui um precioso auxiliar na melhoria do conhecimento nacional do que fazemos e como fazemos, no âmbito de diferentes patologias.

As sociedades científicas podem e devem assumir um papel de liderança na criação deste tipo de registos.

Não existe em Portugal um registo da prática clínica diária em clínicas diferenciadas de hipertensão e risco vascular.

A Comissão do Registo Nacional de Clínicas de Hipertensão (CRENACH) foi criada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com a missão de elaborar e monitorizar um projeto de registo nacional de todas as clínicas hospitalares públicas e privadas que acompanham hipertensos de forma estruturada, e que tenham manifestada o interesse em colaborar no chamado Registo Nacional das Clínicas de Hipertensão (RENACH).

O objetivo principal do RENACH é contribuir para uma melhor compreensão do perfil sociodemográfico, clínico e de risco vascular dos pacientes hipertensos acompanhados em ambiente hospitalar ambulatório, complementando desta forma o conhecimento proveniente dos Cuidados de Saúde Primários.

O projeto arrancou em 2023 e prevê-se que os primeiros doentes sejam registados no final do primeiro semestre de 2024.

O nosso grande objetivo é termos a esmagadora maioria das Clínicas de Hipertensão a participar no RENACH, e podermos, num futuro próximo, apresentar a quem de direito os dados da nossa própria realidade.

Contamos convosco!

CRENACH

Junho de 2024

Ver mais
Abertas as candidaturas para 2.ª edição do Prémio Missão 70/26

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), em parceria com a Servier Portugal, lança a 2ª edição do “Prémio Missão 70/26: 2ª Edição – Literacia HTA – Conhecer para Controlar”, uma iniciativa que visa distinguir e reconhecer o mérito de iniciativas e trabalhos com aplicabilidade prática e/ou clínica que tenham por objetivo promover o conhecimento e a gestão da Hipertensão, contribuindo para melhorar o controlo da Hipertensão Arterial, o principal fator de risco cardiovascular em Portugal.

Este Prémio surge integrado no conjunto de ações destinadas profissionais de saúde que a SPH está a implementar no âmbito do projeto “Missão 70/26” - um programa estratégico multifacetado cujo principal objetivo é controlar 70% dos hipertensos entre os 18-64 anos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal, até 2026.

Nesta segunda edição, o Prémio pretende estimular a inovação, criatividade dos projetos e a sua aplicação à prática, de forma a promover a literacia em Hipertensão, para um melhor controlo da Pressão Arterial.

As candidaturas podem ser submetidas de 17 de junho a 30 de novembro de 2024, através de formulário próprio no Website www.missao7026.pt/premio-70-26/.

O “Prémio Missão 70/26: 2ª Edição – Literacia HTA – Conhecer para Controlar” será atribuído em sessão solene durante o XIX Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular, entre 13-16 fevereiro de 2025.

Para consultar o Regulamento e condições de candidatura, aceder a www.missao7026.pt/premio-70-26/.


Para mais informações contate:

geral.norte@sphta.org.pt

+351 22 609 25 59
Ver mais
Vencedores Prémio Missão 70/26
Já são conhecidos os vencedores do Prémio Missão 70/26: 1ª Edição - Adesão da Hipertensão.

Os vencedores do Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão foram conhecidos durante o XVIII Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular, em 2024, durante a Sessão Magna dedicada à Missão 70/26.

Na cerimónia de atribuição dos prémios, e após a avaliação pelos membros do júri, foram distinguidos 4 projetos:

- O primeiro lugar, no valor de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Via Verde Hipertensão” da autoria de Juliana Martins Gomes, Joana Sequeira Mendes, Raquel Filipa Martins, USF A Ribeirinha, ULS Guarda.

- O segundo lugar, no valor de 5.000 euros, foi concedido ao projeto “App Missão 70/26: Um Projeto para Promoção da Adesão à Terapêutica Antihipertensora” cujos autores são Ana Rita Queirós, Alexandra Pimentel, Diana Lamas, Nina Lopes da USF Garcia de Orta, ULS de Santo António.

- Foram ainda atribuídas menções honrosas de 1.500 euros cada, ao projeto “Efeito da Telemonitorização da Pressão Arterial em Ambulatório com Suporte de Telemedicina no Controlo e Gestão da Hipertensão numa Unidade de Saúde Familiar da ARS Norte - um protocolo” da autoria de Mafalda Paula Pinto, Rui Pedro Amendoeira, USF Ramalde, ULS de Santo António e ao projeto “Telemonitorização de Doentes Seguidos numa Unidade de Hipertensão Arterial” cujos autores são Telmo Borges Coelho, Fernando Bandeira Salvador, Marta Lopes Covelo, Vítor Costa, Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro, ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Nesta primeira edição, este Prémio, que surgiu no âmbito do projeto Missão 70/26, visou reconhecer o mérito de projetos com aplicabilidade prática e/ou clínica visando a promoção da adesão à terapêutica na hipertensão arterial (HTA), o principal fator de risco cardiovascular em Portugal, indo ao encontro das necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde.


Mais informações sobre o Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão, estão disponíveis no website www.missao7026.pt/premio-70-26/.

Ver mais Download
LIGA MUNDIAL DE HIPERTENSÃO PROMOVE CONCURSO DE ARTE INFANTIL

A World Hypertension League (WHL) convida jovens artistas (menos de 18 anos) a participar no seu Programa de Arte Infantil, à semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, a 17 de maio de 2024. O objetivo é representar, através de um desenho feito com lápis, caneta, tintas ou com ferramentas digitais, o tema da pressão arterial saudável. Estes são alguns dos tópicos sugeridos pela WHL:

- Medição adequada e regular da pressão arterial: “Conhece os teus valores!”

- Mais atividade física e menos tempo de ecrãs: “Mexe-te à tua maneira: anda, corre, dança, brinca!”

- Uma dieta saudável para o coração e com pouco sal: “Aprecia as frutas e os vegetais!”

- Manter-se livre de tabaco: “Não fumes!”

Os trabalhos devem ser enviados para a WHL até dia 1 de abril.

- Consulte o regulamento: clique aqui

- Faça download do formulário para autorização do encarregado de educação ou professor para divulgação do desenho: clicando aqui
Ver mais Download

Poucos conhecem o sabor amargo da guerra ou a totalidade das suas consequências. Quem já partilhou aquele caminho pedregoso, sabe que primeiro morre o silêncio no tumulto dos petardos. Depois não se dorme. Finalmente, não se come, pois à nossa volta todos têm fome…

Passado algum tempo, e na mesma medida em que o sofrimento à nossa volta abunda, verificamos que na nossa alma cresce, sem darmos conta, uma ferida que nunca vai sarar completamente. Cresce a constatação de que alguns homens são maus e capazes de infligir – impunemente – sofrimento a outros, sem aparente remorso ou contenção. É um vazio profundo, de onde nasce o verdadeiro medo…o medo, que guardamos no mais profundo do ser e não confessamos uns aos outros. É o medo da guerra…

Resta-nos para sempre, dessas memórias dolorosas, o sorriso aquele homem a quem tratámos ao melhor do nosso saber. Ou a mão estendida da criança, esfaimada, a quem entregámos a bolacha que tínhamos no bolso. Culpamo-nos por não poder fazer melhor, por não poder salvar todos…. Sofremos!

Não há justificação para fazer a guerra! Nunca haverá…

Por tudo isto, não podia a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, instituição apolítica, dedicada ao serviço público, composta por profissionais de saúde cuja missão e vocação é ajudar os outros no sofrimento, deixar de lamentar o martírio a que está sujeita a Ucrânia.

Estamos convosco!

Luís Bronze,
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Comunidade

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) é uma sociedade científica que existe para o estudo e prevenção da Hipertensão Arterial. Esta é uma entidade clínica presente em cerca de 40% dos portugueses adultos e constitui fator de risco para as principais doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral e o Enfarte do Miocárdio.

A Hipertensão Arterial é, podemos afirmar, uma pandemia, cujo contágio é cultural. Deste modo, e para quebrar aquele “contágio”, acreditamos que a SPH tem a obrigação de informar, para prevenir. É neste propósito que se enquadra a formação direta às instituições da comunidade: empresas, escolas, associações, etc. Foi assim, com grande satisfação, que esta atual direção decidiu iniciar um ciclo de formação– que se quer ver reproduzido muitas vezes – junto das comunidades, de Norte a Sul do país.

Ora, a primeira ação de formação – enquadrada neste espírito - ocorreu no passado dia 16 de dezembro, dirigida ao Colégio Campo de Flores e aos Rotários de Almada. Neste evento, forçosamente digital, dado o momento pandémico em que vivemos, houve uma apresentação padronizada, pela Dra. Vitória Cunha, Secretária-Geral da SPH e moderada pelo seu Presidente, Prof. Luís Bronze. Tratou-se, julgamos nós, de uma sessão participada e elucidativa, em que a SPH, por nós representada, se orgulha de ter participado.

O programa "Choosing Wisely" refere-se a escolhas criteriosas em medicina, suportadas pela melhor evidência e é muito abrangente.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão é parceira da Ordem dos Médicos neste projecto, cuja informação/recomendações se apresentam nos links abaixo".
STRIDE-BP is an international scientific non-profit organization with the mission of improving the accuracy of BP measurement and the diagnosis and management of hypertension.
STRIDE BP operates in affiliation with the European Society of Hypertension, the International Society of Hypertension, and the World Hypertension League

The STRIDE BP website is available in the English, Spanish, and Chinese languages and has now reached >170,000 views from >180 countries.
STRIDE BP provides to healthcare professionals the following services:
a) Lists of Accurate BP Monitors
for office, home and ambulatory BP measurement for adults, children, and pregnant women.
b) Certified BP Training
3 interactive e-learning modules for healthcare professionals dealing with office, home, and ambulatory BP measurement. An evaluation test can be taken to be awarded with a pass certificate.
Informações Gerais