14º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global - 06 a 09 de Fevereiro de 2020, Centro de Congressos do Algarve
 

Mensagem do Presidente da Comissão Organizadora


Aproxima-se o 14º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular, que decorrerá entre 6 e 9 de fevereiro de 2020, em Vilamoura, Algarve. Para este congresso, os desafios, encontrados pela Comissão Organizadora, são de duas ordens, por um lado a manutenção do sucesso que tem caracterizado os congressos anteriores, por outro lado, a criação de um programa inovador, aberto às múltiplas especialidades que se interessam pela hipertensão e pelo risco vascular – na verdade, duas faces da mesma moeda.

Deste modo, manter-se-á a organização habitual, dividida entre Cursos de Formação, Conferências, Mesas Redondas e, não menos importante, Simpósios com Sociedades Irmãs da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, especialmente do Brasil, dos Países Lusófonos e da Hungria. Estão previstas, ainda, importantes sessões com a Sociedade Europeia de Cardiologia e com as sociedades científicas portuguesas directa ou indirectamente dedicadas à doença cardiovascular. Procurámos uma abrangência de temas que englobasse o conhecimento mais atual sobre a Hipertensão e o Risco Cardiovascular.

Os temas serão apresentados por portugueses e estrangeiros, dos quais se destaca o Presidente da Sociedade Europeia de Hipertensão, complementado por um número de convidados internacionais, peritos no domínio cardiovascular, em número recorde. Procurámos, de igual forma, que os vários temas em destaque fossem abordados sob múltiplas facetas, desde a perspetiva exclusivamente prática, até à mais recente evidência científica. Neste sentido, estão previstas temáticas de grande pertinência, como a etnicidade, doença renal e a insuficiência cardíaca, no contexto de doença hipertensiva, a hipertensão arterial na gravidez, na criança e no adolescente, bem como aspetos menos conhecidos da relação entre a doença oncológica e a hipertensão arterial.

Haverá sessões de índole prática baseadas na apresentação de casos clínicos e sessões de conhecimento inovador, como uma Conferência sobre o importante papel que a pele tem na regulação do sal, influenciando, consequentemente, a regulação da pressão arterial.

Áreas do risco cardiovascular como a Diabetes Mellitus e a Dislipidemia, ambas com novas recomendações, serão, também no nosso Congresso, alvo de merecido destaque. Teremos, igualmente, uma conferência especialmente dedicada à Fibrilhação Auricular, um importante problema do quotidiano clínico.

O Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular tem sido um fórum privilegiado de divulgação, em Portugal, mas no contexto de um congresso internacional, da investigação clínica e científica nacional neste domínio. Este facto é fonte de orgulho para a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, que, acreditamos, deve ser incrementado. Desta feita, temos o prazer de anunciar que em 2020, os Internos primeiros autores de trabalhos aceites para apresentação, terão o alojamento suportado pela organização, durante a totalidade do evento.

Em conclusão, pretendemos oferecer um congresso rico, quer em novidades científicas, quer na sedimentação da prática clínica de acordo com os mais elevados padrões internacionais. Esperamos que os congressistas sejam participantes ativos, num Congresso que, por tradição, é extremamente dinâmico.

Assim, em nome da Comissão Organizadora do 14º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular, convido-vos a fazer parte dum aliciante evento científico, que não deixará ninguém indiferente…


Luís Bronze