14º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global - 06 a 09 de Fevereiro de 2020, Vilamoura - Algarve
 
Estimados congressistas.

Caríssimos companheiros de viagem.

Benvindos ao 14º Congresso de HTA e Risco Cardiovascular Global. Estão convidados a embarcar connosco, uma vez mais, nesta viagem pelo continuum vascular.

Mantendo a tradição de datas e lugares, o nosso congresso vai decorrer novamente no início de Fevereiro e Vilamoura será a nossa morada nestes 3 dias. Tendo a Hipertensão Arterial como fulcro, percorreremos os vários aspectos do risco vascular e abordaremos alguns questões paralelas que ao risco vascular dizem também respeito.

A Comissão Organizadora foi incansável na elaboração dum programa que fosse a um tempo estimulante e abrangente, que motivasse a discussão interpares e que fosse marcante do ponto de vista da formação médica contínua. O contributo da Comissão Científica na sugestão de temas e na revisão dos trabalhos enviados, empresta ao congresso a marca de relevância científica dos assuntos trazidos a apresentação e debate. Esperamos estar ao nível das vossas expectativas e que levem no regresso da viagem a sensação de terem dado por bem empregue o tempo que passaram a bordo.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) tem tido um crescimento significativo e uma implantação que muito fica a dever aos inúmeros contributos de muitos profissionais de diferentes áreas. Uma palavra de especial reconhecimento a todos aqueles que directa ou indirectamente têm ajudado a este crescimento. O Congresso é o ponto alto da actividade da SPH em cada ano e não seria possível sem todos os congressistas que anualmente têm marcado presença, sem o inestimável contributo de todos os distintos palestrantes de aquém e além mar, da Europa, da América, de África. E, naturalmente, sem o apoio da Indústria Farmacêutica, parceiro indispensável para ajudar a colocar de pé um evento desta dimensão.

Seria injusto e conflituoso destacar esta ou aquela mesa-redonda, esta ou aquela conferência. Numa reunião desta magnitude, a todos é reconhecida especial importância, pois é com todos que se pretende que este congresso anual seja um marco importante na discussão científica e na reunião daqueles para quem a hipertensão e o risco vascular constituem uma apaixonante e desafiante área do saber.

Boa viagem e até já.


Vítor Paixão Dias