Mensagem do Presidente do Congresso
Caros Colegas

O 8º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global vai realizar-se em Vilamoura de 20 a 23 de Fevereiro de 2014.

A reunião científica anual da Sociedade Portuguesa de Hipertensão tem vindo, passe a imodéstia, a afirmar-se como um dos congressos mais atractivos do panorama médico nacional (e assumidamente também internacional, já que neste ano temos fundadas expectativas de contar com quase meia centena de inscrições de colegas de outros países). Uma vez mais foi desenhado para ser um espaço onde possamos partilhar experiências e anseios, dificuldades e saberes, da teoria à prática do seguimento dos doentes com patologia cardio-vascular, com óbvio destaque para a principal causa de morte e de incapacidade no nosso país: a hipertensão arterial.

A Direcção da Sociedade Portuguesa de Hipertensão delegou no Prof. Mesquita Bastos a responsabilidade de presidir a Comissão Organizadora deste evento onde estarão envolvidos reconhecidos membros da nossa Sociedade, da Sociedade Europeia de Hipertensão (incluindo a sua Presidente actual, a Prof. Anna Dominiczak) bem como das Sociedades Brasileira e Moçambicana.

No seguimento do rumo traçado nos anos anteriores e dando expressão aos princípios estatutários da SPH, firmemente reiterados aquando da tomada de posse desta Direcção, o Congresso tem como objectivo contribuir significativamente para a formação contínua de todos os Médicos, sendo particularmente dirigido aos colegas de Medicina Geral e Familiar, visto serem eles que lidam com a enormíssima maioria dos doentes com hipertensão e/ou com risco cardiovascular. Pretendemos que constitua uma oportunidade para, através da partilha de experiências, actualizarmos os nossos conhecimentos e agilizarmos as complementaridades das nossas actividades clínicas diárias com vista a beneficiarmos cada vez mais os nossos doentes e, idealmente, prevenirmos o aparecimento ou retardarmos a evolução das potenciais complicações.

Como vem sendo hábito, para além dos Simpósios conjuntos com membros da Sociedade Europeia de Hipertensão e de Sociedades de outros países (Hungria, França, Brasil, Moçambique) teremos espaço para discussão prática de casos clínicos e para abordarmos temas mais ou menos controversos numa perspectiva formativa, a par com a revisão teórica dos grandes temas da área cardio-vascular. Natural destaque também para o III Curso Prático de Formação Pós-graduada, organizado em resposta a múltiplas solicitações e sugestões dos colegas que frequentaram as edições prévias, bem como para os Cursos Práticos de Ecografia que permitem maior familiarização com a avaliação de lesões de órgãos-alvo.

Numa altura em que somos confrontados com aumento crescente de preocupações financeiras, não podemos deixar de ter em conta as evidências científicas, consubstanciadas nas Guidelines das Sociedades Científicas, pelo que as recentes actualizações destas merecerão amplo debate com vista à sua integração na nossa prática clínica diária.

Uma palavra de apreço para o relevante apoio da Indústria Farmacêutica e de Equipamentos que mesmo nos tempos difíceis da actual conjuntura sócio-económica, permite que prossigamos o nosso desiderato de formação continuada e actualização científica.

Todos juntos faremos um bom Congresso.

Aguardo por todos em Vilamoura.


Fernando Pinto
Presidente da SPH
2013 Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: b-online.pt