Caros Congressistas
O 6º Congresso de Hipertensão Arterial vai decorrer em Vilamoura de 9 a 12 de Fevereiro de 2012 e envolverá todos os profissionais que se dedicam ao estudo da Hipertensão Arterial, em Portugal e noutros países, numa perspectiva abrangente de avaliação do risco cardiovascular global do doente com Hipertensão.
Como habitualmente, o Congresso é organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão que, delegou no Dr. Fernando Pinto, a responsabilidade de liderar a Comissão Organizadora deste evento.
Contamos, entre outros destacados participantes, com a presença de vários membros da Direcção da Sociedade Europeia de Hipertensão, incluindo o seu actual Presidente, o Prof. Josep Redon, que, terá a seu cargo, a conferência inaugural do nosso Congresso.
Cumpre-me realçar a presença activa, no programa dos trabalhos, dos colegas da Medicina Geral e Familiar, numa mesa organizada conjuntamente com a Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral e, no Curso de Pós Graduação em Hipertensão. Este Congresso é lhes especialmente dirigido e, tem como objectivo, a discussão conjunta entre quem vê os doentes em ambulatório e em consultas especializadas.
É também, da maior importância, realçar a organização de mesas ou simpósios conjuntos com outras Sociedades ou grupos representativos de outras realidades. São exemplos, as dissertações sobre aspectos particulares da hipertensão em populações lusófonas particularmente de Moçambique e do Brasil , os Simpósios Mediterrânico, Luso Francês e Luso húngaro, bem como o Simpósio conjunto das Sociedades Portuguesa e Europeia de Hipertensão.
Cumpre-me realçar também a presença muito relevante da Indústria Farmacêutica que, numa altura de crise económica, nos continua a apoiar e a incentivar para que possamos cumprir os nossos objectivos.
O Congresso, permitirá abordar a hipertensão no contexto da coexistência de outros factores de risco cardiovasculares, promoverá o conhecimento actualizado dos mais importantes estudos publicados e, tem como objectivo mais importante, identificar a melhor estratégia para tratar os nossos doentes.
Todos juntos, levaremos esta nau a bom porto.
Bom Congresso.
José Nazaré
Presidente da SPH