15º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global - 25 a 28 de Fevereiro 2021 - ONLINE
 
Caros congressistas,

O Congresso Português de HTA e Risco cardiovascular global entra na adolescência, preparando-se para a sua 15ª edição. E esta é uma idade de desafios, mudanças, crescimento, irreverência. E este congresso é tudo isso, nestes tempos conturbados em que algo invisível, mas tão avassaladoramente palpável, virou do avesso as nossas vidas.

Dizemos presente e respondemos ao desafio de colocar de pé um evento, virtual e que se pretende virtuoso, na abordagem dos diversos aspectos que à HTA e ao Risco vascular global dizem respeito.

Claro está que um congresso é bastante mais do que a formação científica e a discussão interpares. É um momento em que revemos amigos e colegas, partilhamos ao vivo experiências, projectamos desafios futuros olhando-nos olhos nos olhos. Isso, infelizmente não vamos conseguir neste 15º Congresso. Mas estou certo, que com a participação de todos, mesmo à distância, conseguiremos manter o "calor" da discussão e da patilha de conhecimentos, que têm feito deste congresso um ponto alto da formação científica no nosso País.

A SPH cresceu, internacionalizou-se, tem vindo a estreitar laços com outras sociedades, mantendo uma aposta forte na relação privilegiada com a Medicina Geral e Familiar onde de facto está a maioria dos doentes hipertensos. Mas as complicações, as co-morbilidades, os casos difíceis de abordar e tratar, mantêm presença mesmo neste modelo de congresso online, necessariamente mais curto. E sempre sem esquecer a formação pós-graduada dirigida aos mais novos e sempre sem esquecer que, para colocar de pé um evento desta dimensão, é preciso continuar a contar com os nossos parceiros da Indústria Farmacêutica, a quem muito agradecemos também a presença.

Espero que possam disfrutar das sessões que a zelosa comissão organizadora preparou. E num ano de transição para uma nova equipa directiva da SPH, aqui fica desde já uma certeza e um voto: que a SPH vai continuar viva, que o nosso Congresso vai manter a presença assídua e a qualidade que tem tentado aprimorar ao longo destes anos, e que muitos mais anos venham, sem eventos que nos impeçam de estar mais perto!

Até já e obrigado!


Vítor Paixão Dias