12º Congresso Português de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global - 22 a 25 de Fevereiro de 2018, Vilamoura - Algarve
 
Caros/as Colegas,


A divulgação que agora se faz do Programa Preliminar do 12º Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), mais não é do que uma linha de continuidade do que nos últimos anos tem sido levada a cabo pela SPH.

Trata-se de pôr de pé um evento de dimensão internacional, hoje de reconhecido mérito intra e extra-muros, que privilegia a Medicina Geral Familiar como o público alvo.

É sempre com enorme regozijo e satisfação que vemos a Presidir à Comissão de Honra o mais Alto Magistrado da Portugal.

Este, como outros que o antecederam, é o reflexo do empenhamento inesgotável e a todos os títulos louvável de uma Comissão Organizadora que não se poupou nem a esforços nem a sacrifícios para elaborar o Programa que agora se anuncia.
Todo este esforço e empenhamento teria sido infrutífero se não tivesse sido superiormente validado pela Comissão Científica, cuja disponibilidade para dizer presente e de forma impar às infinitas solicitaçöes que lhe foram feitas, bem como às sugestöes e melhoramentos que quis fazer ao Programa Científico, nunca será de mais realçar e, cujo agradecimento público não posso deixar de fazer e de destacar.
É, para quem tem a responsabilidade de Presidir a um Congresso desta dimensão, para além da dedicação e empenho a que o mesmo obriga, uma grata constatação ver como toda uma comunidade científica, uma comunidade de investigação e, isto sem nunca esquecer o inestimável contributo da Comissão Organizadora, tem participado através da submissão de numerosos trabalhos, que à data desta carta e, pelo número já conhecido de submissöes, vai obrigar, devido à limitação temporo-espacial, a uma criteriosa escolha pelo júri nomeado para o efeito.
Independentemente de quem sobre venha a recair a escolha, quero desde já agradecer, profundamente e, de forma muito sentida, a participação de todos independentemente do resultado final da submissão.
No que diz respeito ao Programa Científico propriamente dito, não estou em condiçöes, pelas razöes do cargo que desempenho, de realçar este ou aquele tema, esta ou aquela Mesa Redonda, esta ou aquela Conferência.
Não obstante este facto, é para mim particularmente gratificante poder destacar que este é um programa que extravasa o espaço europeu e se estende, de forma muito particular, por todo o mundo de língua portuguesa.
De salientar ainda a aprovação científica que mereceu por parte da Sociedade Europeia de Hipertensão, bem como a creditação, ainda em fase final de aprovação, pelo European Board Acreditation in Cardiology ( EBAC )
Por fim, uma palavra de especial reconhecimento e agradecimento para com a Indústria Farmacêutica que, mesmo em tempos difíceis e de grande constrangimento financeiro, não quis de deixar de dizer presente e, sem cujo contributo não seria possível pôr de pé esta Reunião.
Porque este Congresso é acima de tudo destinado, não só a todos os interessados pelo tema, mas acima de tudo, a todos os que no dia-a-dia lidam com estes problemas, resta-me desejar que o Programa corresponda à expectativa e anseios por todos criados.
Num até já, na certeza de nos vermos no Congresso, para todos o meu Bem-Haja!
Manuel Carvalho Rodrigues
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão