Notícias

3ª Reunião Científica da SPH

9-12 de Fevereiro de 2006 , Viseu

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão promove todos os anos uma reunião abrangente de carácter científico que visa a actualização de conhecimentos, troca de experiências e divulgação dos trabalhos de investigação que nesta área se vão fazendo.

A 3 ª Reunião Científica, decorrerá de 9 a 12 de Fevereiro de 2006, no Hotel Montebelo, em Viseu.

A edição deste ano tem como novidade dois “pequenos-almoços de trabalho“ a decorrer em simultâneo, de carácter formativo e com limite de inscrições, com temas que se julga pertinentes: “Como seleccionar o fármaco inicial no tratamento da“ e “ Haverá efeito de classe no tratamento antihipertensor?” moderados respectivamente pelo Prof. Doutor Agostinho Monteiro e Prof. Doutor Jorge Polónia.

Teremos como convidado de honra o Prof. Eoin O’Brien que fará duas conferências, uma versando o tema “Is ambulatory blood pressure measurement" e a outra “ New now indispensable in the management of hypertension?” approaches for the computerized management of cardiovascular disease “. Por sua vez o Prof. J Pinto Carmona abordará o tema “ Terapêutica da HTA no idoso- das “Guidelines” aos avanços recentes “

Haverá ainda apresentação e discussão, quer sob a forma de Comunicações Orais quer sob a forma de Posters de trabalhos realizados nos vários centros.

Consta ainda de três Mesas Redondas que abrangerão os seguintes tópicos:
“Hipertensão e Sistema Nervoso Central”
“A pressão arterial na fase aguda do AVC”
“HTA e AVC – Resultados de ensaios recentes” 
“Como avaliar o deficit cognitivo e a demência” 

Uma mesa redonda intitulada “HTA em diferentes contextos” que se debruçará sobre “Diálise e HTA”, “Obesidade, Diabetes e HTA” e “Normas de actuação na prédoença“. Uma terceira mesa redonda com o titulo “Tópicos Quentes na terapêuticaem que serão debatidos os temas “O que aprendemos acerca dos antihipertensora” medicamentos que actuam no SRA:IECAS vs ARAS ou ambos” , “A evolução da intolerância a glicose é um problema na terapêutica HTA?” e “ SRA, doença cardiovascular e a lesão renal: será importante bloquear o SRA ou basta baixar a TA?”.

Haverá espaço para Simpósios Satélites organizados pela Industria Farmacêutica. Do programa ainda faz parte uma sessão de Casos Clínicos e uma Controvérsia sobre “Serão os estudos clínicos para a HTA isentos? “ que será moderada pelo Prof. Doutor Luís Martins e defendida a favor pelo Dr. Vítor Ramalhinho e contra pelo Dr. João Maldonado.

Esta Reunião esta aberta a todos os profissionais de saúde que se interessam pela área da hipertensão arterial nas suas diversas vertentes. Haverá sessões que também interessarão aos responsáveis pelos cuidados prestados em regime ambulatório nos Centros de Saúde. Estamos certos que as Comunicações Livres mobilizarão jovens médicos das várias fases dos Internatos. 

O programa social abrange os almoços de trabalho dos três dias, jantar de sexta feira e jantar de encerramento. Haverá paralelamente um programa social para acompanhantes que se debruçará sobre a beleza desta região, seus museus e a sua gastronomia.
Download
Ver todas as notícias Publicado em 2007-02-09