Destaques
Tomada de posse da nova direcção da SPH
No passado dia 17 de Abril tomou posse a nova Direcção da SPH para o biénio 2021-2023. A cerimónia decorreu no Clube Militar Naval, em Lisboa, respeitando as normas em vigor no contexto pandémico e com transmissão ao vivo no canal de Youtube da SPH.
Ver mais
Newsletter SPH
Caros sócios,
A SPH lançou no final do ano passado a primeira newsletter, e o segundo número será publicado em breve. Aos sócios que não a tenham recebido (erro de contactos, extravio para a pasta de SPAM ou outra razão), enviem email para geral@sphta.org.pt referindo que pretendem receber a newsletter e actualizem os vossos contactos de email.
Até breve,
A Direcção
In memoriam Norman Kaplan, 1931-2020

No passado dia 5 de Abril de 2020, Norman Kaplan faleceu na sua terra natal (Dallas, Texas). A SPH associa-se ao pesar pela partida deste mundo, duma figura maior e incontornável da comunidade médica e científica ligada à hipertensão arterial (HTA). Extraordinário pedagogo, todos nós cedo tomámos contacto com essa verdadeira bíblia do conhecimento sobre a HTA que é o Kaplan´s Clinical Hypertension, com várias edições ao longo dos anos (11 até ao momento).
À família e ao mundo, daqui enviamos as nossas condolências por esta perda.<...

Recomendações CWP sobre COVID-19 para profissionais
Recomendações para profissionais de saude que foram desenvolvidas e apoiadas por líderes de centenas de organizações médicas envolvidas no programa Choosing Wisely a nível mundial
Ver mais
European Society of Hypertension - STATEMENT ON COVID-19
Statement of the European Society of Hypertension (ESH)on hypertension, Renin-Angiotensin System (RAS) blockers and COVID-19
April 15th 2020
Ver mais
Declaração da SPH - COVID 19: uso de inibidores da ECA e antagonistas dos receptores da angiotensina
Na sequência de notícias vindas a público sobre o risco acrescido de mortalidade em doentes com hipertensão arterial internados por COVID-19 e o efeito nocivo de alguns medicamentos antihipertensores nestes doentes, a SPH em linha com a declaração já publicada pela Sociedade Europeia de Cardiologia, entende ser oportuno esclarecer o seguinte:
Ver mais
Falecimento do Dr. Pedro Marques da Silva

É com o coração inundado de enorme tristeza e pesar, que comunicamos o falecimento do Dr. Pedro Marques da Silva. A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) fica mais pobre com a partida do amigo, do cientista, do insigne médico, do investigador, do Homem. A sua generosidade, o seu conhecimento enciclopédico que partilhava com a humildade dos verdadeiramente grandes, o seu sentido de humor e as suas geniais palestras, entre muitas outras qualidades, ficarão seguramente como um património que a SPH guardará com devoção.

Até sempre Pedro