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Alimentação saudável

O que é o plano alimentar DASH?
O plano alimentar DASH (abordagem alimentar contra a hipertensão) é um plano flexível e equilibrado, que mostrou ser eficaz na diminuição da pressão arterial, na perda de peso e na melhoria dos níveis de colesterol.

O plano alimentar DASH:
    - Realça o consumo de vegetais, fruta e produtos lácteos magros;
    - Inclui grãos integrais, peixe, aves, feijão, sementes, nozes e óleos vegetais;
    - Limita o consumo de sal, doces, bebidas açucaradas e carne vermelha.

Em termos de conteúdo nutritivo a DASH é:
    - Baixa em gorduras saturadas;
    - Rica em potássio, cálcio, magnésio, fibras e proteínas.


Dieta Mediterrânea em que consiste?
A Dieta Mediterrânea é um plano alimentar saudável, baseado em alimentos e receitas típicas da cozinha de estilo mediterrânico. Esta dieta apresenta variações consoante a região/país da costa do mar mediterrâneo, no entanto, existe um padrão de características em comum:
    - Elevado consumo de frutas, vegetais, cereais, batatas, feijão, nozes e sementes;
    - Azeite é uma fonte de gordura monossaturada importante nesta dieta;
    - Produtos lácteos, peixe e aves são consumidos de forma moderada, e a carne vermelha é consumida pouco regularmente;
    - Ovos são consumidos entre 0 a 4 vezes por semana;
    - Vinho é consumido em doses baixas a moderadas.

A dieta Mediterrânea está associada a um estilo de vida mais saudável, com melhor qualidade de vida, incluindo um coração mais saudável e um bom controlo do peso.


DIETA MEDITERRÂNEA, PIRÂMIDE ALIMENTAR.

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