Noticias
Voltar à lista

REGISTO NACIONAL DAS CLÍNICAS DE HIPERTENSÃO (RENACH)

Estimados colegas (médicos, enfermeiros, farmacêuticos, sócios da SPH, profissionais de saúde em geral),

A existência de registos clínicos constitui um precioso auxiliar na melhoria do conhecimento nacional do que fazemos e como fazemos, no âmbito de diferentes patologias.

As sociedades científicas podem e devem assumir um papel de liderança na criação deste tipo de registos.

Não existe em Portugal um registo da prática clínica diária em clínicas diferenciadas de hipertensão e risco vascular.

A Comissão do Registo Nacional de Clínicas de Hipertensão (CRENACH) foi criada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com a missão de elaborar e monitorizar um projeto de registo nacional de todas as clínicas hospitalares públicas e privadas que acompanham hipertensos de forma estruturada, e que tenham manifestada o interesse em colaborar no chamado Registo Nacional das Clínicas de Hipertensão (RENACH).

O objetivo principal do RENACH é contribuir para uma melhor compreensão do perfil sociodemográfico, clínico e de risco vascular dos pacientes hipertensos acompanhados em ambiente hospitalar ambulatório, complementando desta forma o conhecimento proveniente dos Cuidados de Saúde Primários.

O projeto arrancou em 2023 e prevê-se que os primeiros doentes sejam registados no final do primeiro semestre de 2024.

O nosso grande objetivo é termos a esmagadora maioria das Clínicas de Hipertensão a participar no RENACH, e podermos, num futuro próximo, apresentar a quem de direito os dados da nossa própria realidade.

Contamos convosco!

CRENACH

Junho de 2024

Próximo