Newsletter da SPH / Maio 2021


Editorial do Presidente


“Veio então a tempestade

Que foi potente e cruel;

A golpes das suas asas empurrou-nos rumo ao Sul”

Fernão de Magalhães, na demanda das Terras do Nunca, a Viagem de Circum-navegação

 

Estimados sócios, vivemos um tempo estranho, que ficará na nossa memória muito para além do tempo presente. A pandemia por um vírus até agora desconhecido, impôs-se na nossa vida do mesmo modo que uma visita indesejada na casa de cada um, que – de todos os modos – ansiamos que saía, que procure outra habitação, outro modo de estar… Se é verdade que cada um sentiu esta invasão de modo muito pessoal e próprio, também é verdade que todos, como médicos, tivemos que adaptar a nossa prática a este novo tempo e, sim, os múltiplos doentes com hipertensão arterial também sofreram diferenças, por vezes gritantes, no seu seguimento clínico. Desde logo, o advento das consultas não-presenciais, as receitas á distância, o “medo de apanhar a doença” …Alguns foram empurrados para a simples dificuldade, pura e dura, de contactar o seu médico, aquele em quem se confia há muito tempo…

Os Médicos de Família, em particular, foram intensivamente empenhados em tarefas relacionadas com a pandemia, algumas incompreensivelmente de caráter administrativo. Estoutra pandemia, empurrou a pandemia em que já vivíamos, a pandemia da doença cardiovascular, para segundo plano… Contudo, como sabemos muitos, é frequente na vida de cada pessoa que de situações adversas nasçam evoluções positivas. A verdade é que os profissionais de saúde passaram para primeiro plano e a saúde pública passou para a ordem do dia. A SPH, entidade dedicada ao serviço público, tem por obrigação juntar-se ao esforço público de informação, especialmente nas interfaces entre a pandemia viral e a hipertensão…. É este o desiderato dos recém-empossados novos órgãos desta instituição já com 17 anos de existência em que eu, humildemente, me incluo.

Este mês de maio será profícuo em eventos de cariz amplo, para o público em geral, como a semana da hipertensão, forçosamente digital, como no ano transato, bem como o curso de formação do Núcleo de Internos da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Ora, como já dizia Fernão de Magalhães, na citação acima, a tempestade presente, ainda que potente e cruel, empurra-nos para o bom caminho. O caminho de um Sul sereno e confiante…

Boa viagem e vento de feição, para todos os que acreditam na SPH.

Um abraço a todos,
Luís Bronze



 

Editorial do Editor-Chefe

 

A newsletter tem tido boa adesão e elogios dos sócios, cumprindo assim grande parte dos objectivos: a SPH mais próxima dos que dela fazem parte.

A nova direcção chega com vontade de continuar o excelente trabalho feito até agora, e vem com mais ideias para mostrar a potencialidade que a nossa sociedade tem na ciência e na comunidade.

Neste número mostramos mais actividade feita e planeada, e tendo em conta que Maio traz o dia Mundial de HTA, contamos com adesão também para a sua celebração apesar da pandemia não permitir que seja com a dimensão e presença que desejaríamos.

Vamos continuar no formato online e híbrido por agora, mas esperamos em breve poder tornar mais vivo o dinamismo com que temos tentado adereçar a SPH.

Boas leituras!

Por agora, em formato digital apenas,


Secretária Geral da SPH para o biénio 2019-2021
Vitória Cunha


 



 

Notícias:
A SPH mais próxima da comunidade

(clique nas imagens para aceder aos links)

Dr Fernando Pinto, ex-presidente e sócio honorário da SPH, foi convidado a integrar a Comissão Científica da SPAVC.



Resposta ao Caso Clínico da Newsletter de Março

(resposta e comentários no próximo número)
 

Resposta correcta: 4)

Atendendo a que doente apresentada é uma doente hipertensa com obesidade grau I e STOP BANG de alto risco a sugerir alto risco para SAOS e considerando que uma elevação da pressão arterial noturna poderá traduzir má qualidade do sono associada à medição em si, consideraria adequado manter a terapêutica farmacológica em curso e otimizar medidas de estilo de vida perspetivando redução do peso (por si só associado a redução da PA), completar estudo de sono e excluir necessidade de tratamento dirigido (nomeadamente CPAP) e reavaliação do perfil tensional posteriormente (resposta 4).

Atualmente não há dados que suportem a cronoterapia ou, no caso apresentado, a mudança do horário da medicação em curso.


Caso Clínico

(resposta e comentários no próximo número)
 

O Senhor António tem 60 anos com antecedentes de HTA resistente atualmente controlada, Dislipidemia, FA persistente medicado nos últimos 3 meses com Amiodarona 200 mg qd, Azilsartan Clortalidona 40+25 mg qd, Nifedipina 30m mg qd e Espironolactona 25 mg qd. Na última consulta referiu ginecomastia o que lhe estava a induzir franco desconforto físico e emocional. A Dra. Ana questionou a associação com terapêutica farmacológica em curso antes de proceder ao estudo etiológico. Qual considera ser o(s) fármaco (s) em curso provavelmente associados?

1) Nenhuma das opções

2) Espironolactona

3) Espironolactona e nifedipina

4) Amiodarona, Espironolactona e Nifedipina



Já aconteceu...

(clique na imagem para aceder ao link correspondente)
No passado dia 17 de Abril tomou posse a nova Direcção da SPH para o biénio 2021-2023. A cerimónia decorreu no Clube Militar Naval, em Lisboa, respeitando as normas em vigor no contexto pandémico e com transmissão ao vivo no canal de Youtube da SPH. O novo presidente, Luís Bronze enunciou o que a nova Direção pretende fazer, nos próximos 2 anos, para que "o doente esteja, de facto, em primeiro lugar" (clique na foto para aceder à notícia).

Na foto: Luís Bronze (Presidente), Rosa Maria de Pinho (Presidente-Eleita), Vitória Cunha (Secretária-Geral), Pedro Damião (Secretário-Adjunto do Norte), Heloísa Ribeiro (Secretária-Adjunta do Centro), Andreia Mamede (Secretária-Adjunta do Sul), Fernando Martos Gonçalves (Tesoureiro).

Salienta-se ainda dos corpos sociais: da Assembleia Geral como Presidente Fernando Pinto, Vice-Presidente Paula Felgueiras, Secretário Rogério Ferreira; no Conselho Fiscal como Presidente Miguel Castelo-Branco, Vice-Presidente Manuel Viana, Secretário Alípio Araújo.


Agenda

(clique na imagem para aceder ao link correspondente)
A Semana de Hipertensão irá decorrer de 17 a 24 de Maio. Todas as atividades vão decorrer no Facebook (https://www.facebook.com/SociedadePortuguesadeHipertensao), no Instagram (https://www.instagram.com/sociedadeportuguesahipertensao/) e no canal de Youtube da SPH (https://www.youtube.com/channel/UCixtQsnWTVADWyIfasWMs4g/featured). Acompanhem e participem!
O Núcleo de Internos da SPH (NISPH) realiza mais um curso de inscrição gratuita em três sessões, incluindo casos clínicos, avaliação final e certificado de presenças. O link para inscrição é este: 
https://forms.gle/SUZn7naupqzT27v87. O curso de 2020 foi um sucesso, com um grande número de participações e excelente feedback por parte dos envolvidos. Participem e divulguem!



Produção científica SPH

(clique na imagem para aceder ao link correspondente)

Se quiser receber, num futuro próximo, a Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular (orgão oficial da Sociedade Portuguesa de Hipertensão) em formato digital, clique aqui.




Outros artigos relevantes

(clique na imagem para aceder ao link correspondente)


Links Relevantes


Sociedade Portuguesa de Hipertensão
European Society of Hypertension
World Hypertension League
Facebook SPH
Ordem dos Médicos
American College of Cardiology (ACC)
American Heart Association (AHA)
American Heart Association Council for High Blood Pressure Research
Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar




Departamento de Hipertensão Arterial da SBC
Fundação Portuguesa de Cardiologia
Sociedade Brasileira de Hipertensão
Sociedade Húngara de Hipertensão
Sociedade Polaca de Hipertensão
Sociedade Portuguesa de Cardiologia
Sociedade Portuguesa de Medicina Interna
Sociedade Portuguesa de Neurologia
Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes
Facebook
Site
Instagram
Email
Reenvie para um colega ou amigo Reenvie para um colega ou amigo
Copyright © *|2020|* *|SPH|*, All rights reserved.

Nosso endereço electrónico:
geral@sphta.org.pt

Caso pretenda deixar de receber esta newsletter, ou tenha alguma sugestão acerca da mesma, envie email para geral@sphta.org.pt