Noticias
Voltar à lista
Publicado em 2015-04-13

Prémio Bial distingue Investigação sobre malefícios do sal

No passado dia 8 de Abril, a Fundação Bial entregou os galardões que distinguem a investigação na área da saúde, numa cerimónia na Faculdade de Medicina do Polo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra.

Este ano, vários membros da Sociedade Portuguesa de Hipertensão estão de parabéns por figurarem entre os premiados com o Prémio Bial de Medicina Clínica. Este prémio, no valor de 100 mil euros, foi entregue a Jorge Polónia e aos restantes investigadores. A equipa de investigação é composta por três sócios honorários da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, Jorge Polónia, José Nazaré e Luís Martins, e pelo anterior presidente, Fernando Pinto e ainda Jorge Cotter, pela investigação de uma década sobre os malefícios do sal.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da República Cavaco Silva, coube ao Ministro da Saúde, Paulo Macedo, a entrega deste prémio.

A redução do consumo de sal observado nos últimos dez anos terá contribuído para diminuir em 46% a mortalidade por AVC. Se esta redução se continuar a verificar poderão ser evitadas mais de duas mil mortes por ano. É uma das principais conclusões da investigação vencedora do Prémio Bial de Medicina Clínica. Este é um tema prioritário para a Sociedade Portuguesa de Hipertensão que conseguiu em 2009 a concretização de uma lei que limita a quantidade de sal no pão e que continua a trabalhar no sentido de alertar para a importância de medidas preventivas que ajudam a controlar as doenças cardiovasculares e concretamente a hipertensão.
Próximo