PLANO FORMATIVO SPH
Mais informações em breve
Mais informações em breve
REVISTA PORTUGUESA DE HIPERTENSÃO E CARDIOVASCULAR

A nossa Revista, já conta com alguns anos, sendo a próxima edição de março/abril 2024 a edição nº 100.

Atualmente já está indexada e sabemos que isto foi um passo importante na evolução da revista e da vertente científica da SPH.

Submeta um artigo na Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular, órgão oficial da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, enviado email para revphip@gmail.com

DESTAQUES
Indexação da Revista
“O Grande Salto da Revista de Hipertensão”
A nossa Revista, que já conta com alguns anos, deu um “Grande Salto” – passou a ser indexada. Esta mudança – sabemos bem – é fundamental, pela qualidade da Revista, pelo incremento potencial de interessados na publicação neste fórum, que nos representa a todos, e, especialmente, pela dignidade que a nossa SPH já merecia…
Esperamos, também, que o número de leitores aumente significativamente!
Muito está ainda por fazer, desde logo solicitar (novamente) a que se inscrevam em https://revistahipertensao.pt/...O site da Revista. O número de acessos, como se compreenderá, é muito importante…
Fundamental também, será agilizar as normas de publicação – desiderato fundamental em qualquer publicação científica e, sim, a “publicação ahead- of- print” (que permitir tempos de espera para publicação menores e uma maior atratividade para os potenciais autores) …
Tivemos ousadia de juntar o link da última revista: orgulhosamente indexada:
https://revistahipertensao.pt/index.php/rh/issue/view/14. Chamamos a atenção para o Editorial do Dr. Vitor Ramalhinho, que salienta especialmente a indexação. Sem o contínuo trabalho do Prof. Brás Nogueira, bem como o trabalho da empresa “Grande Mensagem”, não teríamos aqui chegado…
Luís Bronze, em nome da Comissão da atual Direção da SPH para apoio técnico da Revista
SPH juntos dos Cuidados de Saúde Primários
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão tem vindo a desenvolver diversas ações junto da população, tendo como objetivo o aumento da literacia em saúde. Paralelamente, surgiu a necessidade de atuar igualmente junto dos médicos, de modo a sensibilizar e facilitar a atualização nesta área. Esta conduta foi ainda reforçada pelos dados de 2020 disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística que mostraram um aumento do número absoluto de óbitos por causa cardiovascular.
Download
War, hypertension and post traumatic stress disorder. A personal experience

"War, hypertension and post traumatic stress disorder. A personal experience" é o título do artigo científico da autoria do Prof. Doutor Luís Bronze, presidente da SPH, que aborda a relação entre o stress pós-traumático e a Hipertensão Arterial (HTA).

Leia o artigo na íntegra em https://bit.ly/3DiRJBI

Ver mais
Tomada de posse da nova direcção da SPH para o Biénio 2023-2025
Decorreu no passado dia 11 de março de 2023 a cerimónia de tomada de posse da nova Direção da SPH para o biénio 2023-2025, que decorreu na Delegação do Norte.
A nova Presidente, Rosa de Pinho, salientou no seu discurso a importância das medidas da Sociedade junto da comunidade, médicos e outros profissionais para aumentar a adesão terapêutica e melhorar taxas de diagnóstico e controlo.
Fazem parte da Direção Fernando Martos Gonçalves (Presidente Eleito), Heloísa Ribeiro (Secretária-Geral), Vitória Cunha (Tesoureira), Manuel Viana (Secretário Adjunto do Norte), Lima Nogueira (Secretário Adjunto do Centro) e Francisca Abecasis (Secretária Adjunta do Sul), presentes na foto acima.
Salienta-se ainda dos corpos sociais: da Assembleia Geral como Presidente Manuel de Carvalho Rodrigues, Vice-Presidente Rogério Ferreira, Secretário Vasco Varela; no Conselho Fiscal como Presidente Alípio Araújo, Vice-Presidente Madalena Barata, Secretário Luís Nogueira Silva
XXIX Congresso da Sociedade Húngara de Hipertensão (SHH)
Realizou-se entre os dias 15 e 17 de setembro, em Siófok, na Hungria, o XXIX Congresso da Sociedade Húngara de Hipertensão (SHH) que incluiu um Simpósio Luso-Húngaro.

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) esteve representada nesta magnífica reunião científica pelo Prof. Dr. Luís Bronze, presidente da SPH, que falou sobre “Environmental Risk Factors For Hypertension: Do They Matter?”, pela Dr.ª Rosa de Pinho, presidente-eleita da direção da SPH, que falou sobre “What Value Does Hypertension Have In The Metabolic Syndrome”, pelo Dr. Manuel de Carvalho Rodrigues, ex-presidente da SPH, que abordou o tema “Dyslipidaemia As CVRF In 2022 - What Are The New Challenges” e, de forma remota, pelo Dr. Fernando Pinto, ex-presidente da SPH, que falou sobre “Salt and Salt Substitutes in Hypertension”.

Um momento importante de troca de experiências e conhecimentos científicos, que reforçou os laços entre a SPH e a SHH
Notícias
Vencedores Prémio Missão 70/26
Já são conhecidos os vencedores do Prémio Missão 70/26: 1ª Edição - Adesão da Hipertensão.

Os vencedores do Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão foram conhecidos durante o XVIII Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular, em 2024, durante a Sessão Magna dedicada à Missão 70/26.

Na cerimónia de atribuição dos prémios, e após a avaliação pelos membros do júri, foram distinguidos 4 projetos:

- O primeiro lugar, no valor de 15.000 euros, foi atribuído ao projeto “Via Verde Hipertensão” da autoria de Juliana Martins Gomes, Joana Sequeira Mendes, Raquel Filipa Martins, USF A Ribeirinha, ULS Guarda.

- O segundo lugar, no valor de 5.000 euros, foi concedido ao projeto “App Missão 70/26: Um Projeto para Promoção da Adesão à Terapêutica Antihipertensora” cujos autores são Ana Rita Queirós, Alexandra Pimentel, Diana Lamas, Nina Lopes da USF Garcia de Orta, ULS de Santo António.

- Foram ainda atribuídas menções honrosas de 1.500 euros cada, ao projeto “Efeito da Telemonitorização da Pressão Arterial em Ambulatório com Suporte de Telemedicina no Controlo e Gestão da Hipertensão numa Unidade de Saúde Familiar da ARS Norte - um protocolo” da autoria de Mafalda Paula Pinto, Rui Pedro Amendoeira, USF Ramalde, ULS de Santo António e ao projeto “Telemonitorização de Doentes Seguidos numa Unidade de Hipertensão Arterial” cujos autores são Telmo Borges Coelho, Fernando Bandeira Salvador, Marta Lopes Covelo, Vítor Costa, Centro Hospitalar Trás-Os-Montes e Alto Douro, ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro.


Nesta primeira edição, este Prémio, que surgiu no âmbito do projeto Missão 70/26, visou reconhecer o mérito de projetos com aplicabilidade prática e/ou clínica visando a promoção da adesão à terapêutica na hipertensão arterial (HTA), o principal fator de risco cardiovascular em Portugal, indo ao encontro das necessidades dos doentes e dos profissionais de saúde.


Mais informações sobre o Prémio Missão 70/26: 1ª Edição – Adesão na Hipertensão, estão disponíveis no website www.missao7026.pt/premio-70-26/.

Ver mais Download
LIGA MUNDIAL DE HIPERTENSÃO PROMOVE CONCURSO DE ARTE INFANTIL

A World Hypertension League (WHL) convida jovens artistas (menos de 18 anos) a participar no seu Programa de Arte Infantil, à semelhança dos anos anteriores, para assinalar o Dia Mundial da Hipertensão, a 17 de maio de 2024. O objetivo é representar, através de um desenho feito com lápis, caneta, tintas ou com ferramentas digitais, o tema da pressão arterial saudável. Estes são alguns dos tópicos sugeridos pela WHL:

- Medição adequada e regular da pressão arterial: “Conhece os teus valores!”

- Mais atividade física e menos tempo de ecrãs: “Mexe-te à tua maneira: anda, corre, dança, brinca!”

- Uma dieta saudável para o coração e com pouco sal: “Aprecia as frutas e os vegetais!”

- Manter-se livre de tabaco: “Não fumes!”

Os trabalhos devem ser enviados para a WHL até dia 1 de abril.

- Consulte o regulamento: clique aqui

- Faça download do formulário para autorização do encarregado de educação ou professor para divulgação do desenho: clicando aqui
Ver mais Download
Summer School SPH 2023
De 28 de setembro a 1 de outubro deste ano, realizou-se a 19ª Edição da Hypertension Summer School organizada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com destaque para o trabalho meritório organizativo do secretário adjunto do centro, Dr. Lima Nogueira. O Prof. Agostinho Monteiro orquestrou, uma vez mais as atividades proporcionando um evento singular com classe e com elevada tónica científica e cultural e uma vez mais contamos com a ilustre presença dos Professores Joel Ménard, Michel Azizi e Xavier Jeunemaitre que, ao longo de várias edições, têm contribuído para uma formação singular e de elevada qualidade destes jovens médicos. Nesta edição contamos com a presença de oradores de referência portugueses tais como os Professores Carla Gonçalves, Tiago Gregório e Ana Luísa Neves e os Drs. Fernando Pinto, Joana Monteiro e Filipe Machado que trouxeram as suas perspetivas sobre os seus domínios de investigação e/ou experiência.

Nesta edição, houve 15 participantes e a vencedora com melhor avaliação foi a Dra. Ana Carreira, médica interna de Endocrinologia do CHUC, que terá agora a oportunidade de, através da atribuição de uma bolsa de estudo, deslocar-se a Paris para estagiar num prestigiado Centro Clínico de Excelência em Hipertensão.  Parabens à Dra. Ana e a toda equipa que garantiu o sucesso do evento
Ver mais
Curso essencial de HTA
Realizou-se no dia 21 de Outubro de 2023 o Curso essencial de HTA.

Decorreu em parceria com a Universidade de Aveiro.

Foi um evento em formato híbrido para profissionais de saúde e contamos com a presença online de médicos e enfermeiros da Guiné Bissau e de Moçambique. Estiveram na comissão científica 6 elementos da SPH como palestrantes: Heloísa Ribeiro, Fernando Goncalves, Rosa de Pinho, Pedro Damião, Lima Nogueira e Mesquita Bastos.
Ver mais

Poucos conhecem o sabor amargo da guerra ou a totalidade das suas consequências. Quem já partilhou aquele caminho pedregoso, sabe que primeiro morre o silêncio no tumulto dos petardos. Depois não se dorme. Finalmente, não se come, pois à nossa volta todos têm fome…

Passado algum tempo, e na mesma medida em que o sofrimento à nossa volta abunda, verificamos que na nossa alma cresce, sem darmos conta, uma ferida que nunca vai sarar completamente. Cresce a constatação de que alguns homens são maus e capazes de infligir – impunemente – sofrimento a outros, sem aparente remorso ou contenção. É um vazio profundo, de onde nasce o verdadeiro medo…o medo, que guardamos no mais profundo do ser e não confessamos uns aos outros. É o medo da guerra…

Resta-nos para sempre, dessas memórias dolorosas, o sorriso aquele homem a quem tratámos ao melhor do nosso saber. Ou a mão estendida da criança, esfaimada, a quem entregámos a bolacha que tínhamos no bolso. Culpamo-nos por não poder fazer melhor, por não poder salvar todos…. Sofremos!

Não há justificação para fazer a guerra! Nunca haverá…

Por tudo isto, não podia a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, instituição apolítica, dedicada ao serviço público, composta por profissionais de saúde cuja missão e vocação é ajudar os outros no sofrimento, deixar de lamentar o martírio a que está sujeita a Ucrânia.

Estamos convosco!

Luís Bronze,
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Comunidade

A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) é uma sociedade científica que existe para o estudo e prevenção da Hipertensão Arterial. Esta é uma entidade clínica presente em cerca de 40% dos portugueses adultos e constitui fator de risco para as principais doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral e o Enfarte do Miocárdio.

A Hipertensão Arterial é, podemos afirmar, uma pandemia, cujo contágio é cultural. Deste modo, e para quebrar aquele “contágio”, acreditamos que a SPH tem a obrigação de informar, para prevenir. É neste propósito que se enquadra a formação direta às instituições da comunidade: empresas, escolas, associações, etc. Foi assim, com grande satisfação, que esta atual direção decidiu iniciar um ciclo de formação– que se quer ver reproduzido muitas vezes – junto das comunidades, de Norte a Sul do país.

Ora, a primeira ação de formação – enquadrada neste espírito - ocorreu no passado dia 16 de dezembro, dirigida ao Colégio Campo de Flores e aos Rotários de Almada. Neste evento, forçosamente digital, dado o momento pandémico em que vivemos, houve uma apresentação padronizada, pela Dra. Vitória Cunha, Secretária-Geral da SPH e moderada pelo seu Presidente, Prof. Luís Bronze. Tratou-se, julgamos nós, de uma sessão participada e elucidativa, em que a SPH, por nós representada, se orgulha de ter participado.

O programa "Choosing Wisely" refere-se a escolhas criteriosas em medicina, suportadas pela melhor evidência e é muito abrangente.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão é parceira da Ordem dos Médicos neste projecto, cuja informação/recomendações se apresentam nos links abaixo".
STRIDE-BP is an international scientific non-profit organization with the mission of improving the accuracy of BP measurement and the diagnosis and management of hypertension.
STRIDE BP operates in affiliation with the European Society of Hypertension, the International Society of Hypertension, and the World Hypertension League

The STRIDE BP website is available in the English, Spanish, and Chinese languages and has now reached >170,000 views from >180 countries.
STRIDE BP provides to healthcare professionals the following services:
a) Lists of Accurate BP Monitors
for office, home and ambulatory BP measurement for adults, children, and pregnant women.
b) Certified BP Training
3 interactive e-learning modules for healthcare professionals dealing with office, home, and ambulatory BP measurement. An evaluation test can be taken to be awarded with a pass certificate.
Agenda VER TODAS
Congresso SPSIM 2024
Faro Portugal | 11 a 13 de Abril 2024
Ver mais Download
30° CNMI
23 A 26 DE MAIO 2024 18 e 19 Maio | Vila Real 22 e 23 Maio | Vilamoura
Ver mais Download
30º Congresso Nacional de Medicina Interna
Centro de Congressos do Algarve, Vilamoura 23-26 Maio 2024
Ver mais
International Society of Hypertension 2024 Scientific Meeting
Cartagena - Colombia 19 - 22 September 2024
Ver mais
20th Hypertension Summer School
Save the date 24-27th October 2024
Ver mais Download
Informações Gerais